criar conteúdo é simples:

documente
sua jornada.

Para se conectar com pessoas, você precisa exercitar seu lado humano & gerar conteúdo que transforma.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

A Automação no Instagram pode destruir seu Instagram

  • 07:29
  • por
Sabe quando você segue um perfil e, logo depois, aparecem VÁRIOS perfis parecidos para te seguir no Instagram? Isso é automação!

Automação quer dizer que uma pessoa contratou uma ferramenta para fazer atividades automáticas no no Instagram. Isso envolve curtir, comentar, enviar directs, seguir pessoas e até responder caixinhas de perguntas nos stories (sim, nesse nível!!!!!).

É uma forma de você interagir com o seu público e ganhar mais seguidores sem esforço, sem precisar fazer nada. Você configura, seleciona os perfis, escolhe umas hastags, escreve uma mensagem padrão e voilá. 

Foi o que meu amigo Eduardo pensou. 

Ele contratou este serviço para crescer o seu perfil e conseguir mais clientes, chegou a obter 6 mil seguidores, mas, depois de muito tempo criando conteúdo, percebeu que sua mensagem não estava chegando nas pessoas certas.

6 mil seguidores, 14 curtidas e 0 comentários.
6 mil seguidores, 50 visualizações.
6 mil seguidores, NENHUMA VENDA.

Este foi o resultado que ele teve. Mágico, né?

A proposta pode parecer ótima, mas o problema da automação é que somos pessoas e não robôs, não seguimos um protocolo e não somos iguais. Ainda que a hastag seja a mesma, se você olhar as postagens, vai encontrar conteúdos nada a ver com o tema.

Isso aconteceu comigo recentemente, fiz umas fotos para a loja de um amigo e quando fui ver, encontrei o seguinte comentário: "mulher do céu, você é tão linda que eu poderia te chamar de sexta feira hahaha! Da uma olhadinha no meu perfil, vai? Se gostar, pode me seguir?"

Só que o perfil não era de uma mulher, mas de uma loja (e podia ser um homem também). Ninguém ficou interessado em seguir o perfil dela porque, claramente, ela nem sabia do que se tratava a publicação. Imagina a frustação da pessoa que vai lá, toda empolgada porque recebeu um comentário e, quando vai ver, é um robô 😑

Pode parecer o caminho mais fácil, mas não é, porque te engana com resultados irreais e atrai pessoas que não compram de você. Você vai jogar dinheiro no lixo.

Lembra do Eduardo que falei no início? Ele decidiu recomeçar do zero e largar os 6 mil seguidores. Dessa vez, sem buscar atalho, sem procurar hacks ou milagres, porque entendeu como o jogo funciona. 

Tem uma frase de Carl Jung, que eu gosto muito, que diz: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Não existe fórmula mágica. Se você quer um resultado grande, precisa se esforçar igualmente para chegar lá. Se você quer se conectar com seu público, dê o primeiro passo e seja a pessoa que ele precisa.

Se você está começando agora, tome muito cuidado com quem te promete um caminho fácil & rápido, não caia nesta cilada. Se você já usou, vá e não peques mais!

@documentesuajornada no Instagram.

Desde 2014, criando conteúdo e relevância para marcas de todo Brasil ⚓ Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, se encantou pelo Marketing de Conteúdo durante a graduação e nunca mais largou. Capricorniana, com ascendente em câncer, lua em áries & marte em virgem, ou seja, chata, séria, louca, metódica, perfeccionista, mas sensível e intensa. Bom ou ruim? Eu também não sei!

0 comentários:

Postar um comentário

oie, que tal me contar o que achou deste post?

+55 (83) 2153-9728
+55 (83) 9 9654-1250
Brasil

ENTRE EM CONTATO POR AQUI